Um dos maiores desafios de um síndico com certeza é reduzir os custos no condomínio. E reduzir custos é benéfico tanto para o empreendimento e para os moradores.
Quando a taxa do condomínio vem reduzida parece até um presente para os condôminos, não é mesmo?
Por isso, separamos algumas dicas para reduzir os custos no condomínio. Acompanhe conosco!
Antes de começar qualquer estratégia para reduzir os custos do condomínio, o síndico precisa conhecer as despesas fixas do condomínio, como:
● Salários dos funcionários e encargos sociais;
● Materiais diversos, como material de limpeza, material de escritório, etc;
● Contratos de manutenção, elevadores, bombas e seguros;
● Energia, água, telefone e gás;
● Despesas administrativas como Escritório Contábil e Administradora do condomínio.
Entender e analisar quais são as despesas do seu condomínio é o primeiro passo para distribuir os rendimentos da melhor forma, planejar e, consequentemente, economizar.
Primeiramente, queremos te dizer que é possível reduzir os custos do condomínio com muito planejamento e boa gestão!
Veja, a seguir, algumas dicas que separamos para te ajudar na redução de custos do condomínio:
Seja sempre responsável com as despesas do condomínio, planeje bem os gatos do condomínio e seja sempre muito claro com os moradores sobre todos os investimentos e planejamento financeiro do condomínio.
Organize todas as contas e conte sempre com o auxílio de profissionais capacitados, como assessoria contábil e jurídica, para tomar as melhores decisões.
Um dos maiores custos de qualquer empresa é com a folha de pagamento, e com o condomínio não poderia ser diferente.
É possível reduzir os custos com a folha sem ter que prejudicar nenhum funcionário com demissão. Você pode reduzir gastos com horas extras, por exemplo.
Os custos com recursos naturais, como água e energia, também podem ser reduzidos com uma orientação sustentável, além de ser vantajoso para o bolso do condômino, também é uma forma consciente de ajudar no impacto ao meio ambiente.
No condomínio, você pode conscientizar os moradores e colaboradores em relação à economia de água e energia, optar por lâmpadas de led, instalar sensores de presença e fazer a manutenção dos elevadores.
Já em relação da economia da água, é preciso incentivar os colaboradores e moradores ao aproveitamento e reutilização da água. Reutilizar água da chuva do condomínio, monitorar qualquer tipo de vazamento de água, não utilizar água para lavagem de carros no condomínio e utilizar menos água para a limpeza do condomínio.
A redução nas contas de água e energia serão perceptíveis, sem dúvidas.
A inadimplência é um dos piores problemas que o gestor do condomínio precisa lidar. A inadimplência prejudica (e muito!) o fluxo de caixa do condomínio e, claro, prejudica o bolso dos outros moradores.
Para se livrar desse problema procure alternativas para prevenir, sempre mandar os boletos do condomínio com prazo hábil para os moradores e manter o diálogo sempre.
Veja aqui algumas dicas para solucionar a inadimplência em condomínios: 6 dicas para diminuir a inadimplência em condomínios
E aí, gostou dessas dicas para reduzir os custos em seu condomínio? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe-nos um comentário.
Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber novidades sobre gestão, normas e convívios em condomínio. Preencha o formulário abaixo!