Síndico profissional x Conselho condominial: como melhorar o relacionamento?

Convivência Gestão por Janaína Ferreira em 22/09/2020

Voltar ao blog

A comunicação é de vital importância para a convivência entre as pessoas, pois é por meio dela que informações são transmitidas e que se trocam e compartilham ideais.

Na rotina de um condomínio, isso não é diferente. Todo síndico profissional precisa ter um bom relacionamento com os moradores, funcionários, conselhos e administradora.

Por isso, trouxemos hoje algumas recomendações de como melhorar o relacionamento entre síndico profissional e conselho condominial.

Rede de comunicação boa e acessível

Para manter o respeito entre o síndico profissional e o conselho condominial, é importante estabelecer uma rede de comunicação acessível, da qual todos estejam cientes.

Isso permite que os moradores expressem suas reclamações e dúvidas de forma clara e sem confronto; também permite que o conselho alivie conflitos e problemas que possam surgir.

Mantendo uma boa relação, o conselho pode mediar a comunicação dos moradores em relação ao síndico, fiscalizando o seu trabalho, e até mesmo o contrário: trazendo as demandas e desafios do dia a dia ao conhecimento do síndico profissional. Por isso, reuniões periódicas são tão importantes.

Mensagens claras e diretas

É importante que um síndico profissional evite confusões e estruture as informações de maneira simples para que o conselho tenha clareza sobre o que está tentando transmitir. Então, evite palavras complicadas e preze sempre pelo simples.

Além disso, dependendo da natureza da mensagem, selecione o meio mais adequado: pode ser um e-mail ou até mesmo uma atualização em site. Ao escrever a mensagem, tente ser claro sobre as pessoas envolvidas nela, se for uma mensagem muito específica, vá para um canal privado.

Gestão condominial eficiente e transparente

A gestão de um condomínio acarreta muitas responsabilidades. A chave para gerenciar bem e garantir que as tarefas fluam sem problemas é o gerenciamento transparente dos processos, como acesso à informação, comunicação de possíveis mudanças, disponibilização de relatórios de receitas e despesas, bem como o acompanhamento dos problemas relatados.

Para tanto, a agenda de compromissos do síndico deve estar muito bem organizada junto ao condomínio. Assim, ele conseguirá agir com a ética e transparência esperadas pelo conselho e demais condôminos. Além disso, é importante que o síndico profissional mantenha a agenda de contatos do condomínio atualizada para que ninguém fique de fora de algum parecer.

Capacidade de resolver problemas

É importante que o síndico profissional tenha capacidade para resolver qualquer tipo de problema que possa surgir, pois, muitos conflitos entre os moradores podem ocorrer em um condomínio. Por isso, a comunicação interpessoal é considerada tão importante na manutenção de qualquer tipo de relacionamento estável.

Recomenda-se que o síndico esteja sempre disposto a conversar constantemente com o conselho do prédio em que trabalha, isso os ajudará a entender melhor as suas necessidades.

Se algum conflito acontecer entre síndico profissional e conselho condominial, o aconselhável é resolver de forma particular, como em qualquer ramo empresarial. Assim, em conjunto, conselho e síndico profissional podem conduzir o condomínio de forma respeitosa e harmoniosa.

Em resumo, eficiência, respeito ou comunicação são valores fundamentais ao lidar com o relacionamento entre síndico profissional e conselho condominial. E por aí, como é o seu relacionamento?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!
Um grande abraço e até a próxima. 🙂

Deixe seu comentário

Voltar ao blog