Você sabia que a guarita do condomínio é um dos locais mais vulneráveis no empreendimento?
Por isso, é necessário implantar procedimentos de segurança para manter a guarita um local mais seguro possível.
Pensando nisso, neste artigo, queremos dar algumas dicas para você, síndico, manter a guarita do seu condomínio mais segura. Acompanhe conosco!
1. Contrate profissionais especializados
A contratação de profissionais especializados e experientes para a portaria e segurança do condomínio como um todo é um dos primeiros pontos que o síndico deve levar em consideração para manter o condomínio mais seguro.
O profissional deve estar atualizado e saber aplicar as medidas preventivas de segurança condominial. Deve ser um profissional bem treinado e atento à rotina de circulação de pessoas no condomínio.
Uma boa opção para ter profissionais capacitados em seu condomínio é a contratação de empresas terceirizadas que prestam esse serviço de terceirização de portaria.
2. Use a tecnologia a favor da segurança condominial
Atualmente, é indispensável utilizar a tecnologia em benefício da segurança da guarita e de todo o condomínio.
E no mercado, existem diversos equipamento de segurança eletrônica que ajudam os profissionais a garantir mais eficiência em seu trabalho e na segurança do empreendimento.
É essencial ter equipamento de vigilância em pleno funcionamento como câmeras 24 horas, sistemas de alarme, sensores, controle de acesso, entre outros.
Além disso, contam com aplicativos para o condomínio também é importante para manter a segurança do condomínio, com os aplicativos para condomínio, o síndico define as permissões de seus colaboradores, prestadores de serviços e convidados dos moradores.
Por meio de aplicativo, o síndico poderá ser informado de ocorrências em tempo real e pode fazer todos os cadastros de moradores, veículos e controlar o acesso de quem entra e de quem sai do condomínio, tornando a guarita 100% eficiente para os moradores e colaboradores.
3. Adote procedimentos emergenciais
Todos os funcionários do condomínio devem estar preparados para procedimentos emergenciais como acidentes ou incêndios, por exemplo, para que o porteiro não precise sair de seu posto para executar essas tarefas.
Um plano de emergência e preparo de todos os colaboradores auxiliam na identificação de problemas graves e também na solução dos mesmos.
A segurança do condomínio deve ser total prioridade dos administradores e síndicos, e são falhas como estas, citadas no artigo, que devem ser evitadas ao máximo, sempre pensando no bem-estar dos funcionários e moradores.
4. Oriente o profissional: porteiros e seguranças
A orientação e treinamento do profissional da portaria é um ponto que não se deve deixar passar. A qualificação do porteiro deve ser verificada de imediato, já na contratação, e em seguida orientá-lo e treiná-lo de acordo com as regras do condomínio e, principalmente, da portaria.
É importante salientar que um dos principais erros em um condomínio é desviar o profissional de suas obrigações, ou seja, atribuir outras funções fora da portaria, como receber e entregar encomendas, ficar responsável por objetos pessoais dos moradores, entre outros, esses são fatores que devem ser evitados. Abandonar a portaria é uma falha grave que compromete – e muito – a segurança do condomínio.
Estabelecer limites ao profissional em relação a distrações, como o uso de smartphones durante a jornada de trabalho, qualquer desvio de atenção da portaria pode acarretar problemas graves para o empreendimento.
5. Estabeleça normas de segurança no condomínio
Um dos pontos fundamentais para que não haja falhas na segurança do condomínio é cumprir todas as regras, tanto os moradores como os funcionários.
É necessário se atentar a cada uma delas e não deixar nenhum item para trás. Essas regras ajudarão a definir o que é permitido ou proibido na portaria e no condomínio como um todo.
Por exemplo, a entrada de veículos desconhecidos devem ser barradas e exigir a identificação de imediato. Essa é uma das regras da portaria que pode ajudar muito a controlar a movimentação no condomínio e garantir uma maior segurança para os condôminos e funcionários.
Essas regras devem ser definidas e registradas no regimento interno do condomínio, para que nenhum protocolo seja descumprido na portaria e também para que os moradores saibam e cumpram essas regras.
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Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!
Um grande abraço e até a próxima.