Atualmente, a dengue é uma das doenças que mais preocupam a sociedade no Brasil, pois os casos de dengue no país cresceram 43,9% em 2022, segundo Ministério da Saúde. E no verão isso complica ainda mais já que as chuvas são condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
E nos condomínios a situação se agrava pelo simples fato de terem mais pessoas em uma mesma localidade, dependendo muito mais da ação da gestão do condomínio para um efetivo trabalho de conscientização e combate do mosquito da dengue. Sendo que a principal medida é a inspeção das áreas comuns para identificas focos de proliferação.
Existem outras medidas para combater o mosquito da dengue no condomínio que fazem total diferença nos cuidados para evitar a doença entre os moradores do condomínio. Veja a seguir!
5 medidas para combater o mosquito da dengue no condomínio
Veja a seguir as medidas a serem tomadas no condomínio para combater o mosquito da dengue.
Vistorias das áreas comuns
Como é sabido, é preciso evitar água parada nas áreas comuns do condomínio, pois é o maior foco da proliferação do mosquito da dengue.
Caso seja identificado pontos vulneráveis ao acúmulo de água, é indispensável que seja feita a manutenção, principalmente em lajes, calhas, entre outros.
Se acaso o condomínio tiver plantas ou outros tipos de ornamentos que possam acumular água, é necessário que seja feita a adequação com areia nos pratos.
Lixo e entulhos
O cuidado com o lixo deve ser redobrado e a coleta seletiva deve ser implementada caso ainda não tenha no condomínio. É preciso ter um espaço adequado bem como tambores suficientes para separar a coleta.
Além disso, os sacos de lixo precisam estar bem vedados para que não acumulem água e até mesmo a proliferação de outros tipos de doenças.
O cuidado com entulhos deve seguir o mesmo rigor e deve ser dado o fim certo para cada tipo de coisas.
Piscina
A piscina deve seguir um padrão rigoroso de limpeza e tratamento, principalmente agora nos períodos de chuva e calor. Contrate uma empresa especializada para fazer o trabalho adequadamente.
Limpeza periódica de calhas e caixa d’água
O síndico deve agendar periodicamente a limpeza das calhas e da caixa d’água, e claro, mantê-la bem vedada.
Conscientização dos moradores
No condomínio é preciso fazer um trabalho de conscientização com informativos, lembretes e materiais sobre a dengue.
Chame a atenção dos moradores sobre os focos de dengue que possam estar em seus apartamentos ou casas, como:
- Vasos de plantas com pratos
- Vasos sanitários e ralos de unidades sem morador
- Filtro de água
- Recipientes de ar condicionado
- Bandeja de geladeira
- Entre outros.
Pontue também que caso seja observado algum foco de dengue e outros tipos de conduta do morador, que será tomada as providências para que os outros moradores não sejam prejudicados. A multa deve estar prevista na Convenção Condominial.
Caso o morador não atenda as medidas protetivas e seja identificado o foco de dengue em sua unidade, o o síndico deve acionar as autoridades de saúde para as medidas serem tomadas adequadamente.
Esperamos que este artigo tenha sido útil.
Um grande abraço e até a próxima.