Sustentabilidade já é considerado um assunto antigo, mas ainda gera muitas discussões em reuniões e assembleias de condomínios, sejam eles verticais ou horizontais.
Quando falamos em sustentabilidade não significa apenas pensar nos impactos ao meio ambiente, e sim no bem-estar dos moradores e na redução de gastos para o empreendimento. Afinal, também é importante economizar!
Se você é síndico ou administrador de condomínios e ainda não implantou um programa de sustentabilidade ou quer melhorar esse processo em seu condomínio, precisa estar atento a essas práticas.
Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre a sustentabilidade, práticas sustentáveis e como começar a implantação no seu condomínio.
O que é sustentabilidade?
Desde a década de 70, a natureza não consegue se recuperar com a mesma intensidade como antigamente, já que os recursos explorados não são substituídos.
A partir desse momento, começou a surgir a ideia de sustentabilidade para auxiliar na preservação e conservação da natureza para que assim ela suporte o desenvolvimento e não falte recursos para as próximas gerações.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidades), ser sustentável é “aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer as capacidades das gerações futuras de atender suas próprias necessidades”.
Muitas empresas e os próprios cidadãos incluem em sua rotina práticas sustentáveis, e no condomínio não poderia ser diferente. A seguir nos aprofundaremos neste assunto.
Sustentabilidade em condomínios é possível?
Sim, é possível! Condomínios são empreendimentos com as maiores possibilidades de implantação de práticas sustentáveis.
Tudo começa com a conscientização e comunicação clara entre síndicos e condôminos. Implantar práticas sustentáveis no condomínio pode ser bem simples, mas tudo depende da boa vontade e participação de todos.
É possível, implantar um programa de sustentabilidade no condomínio sem ter que mexer no caixa. Entenda melhor a seguir.
E por onde o síndico começa a implantação de práticas sustentáveis no condomínio?
Para começar o processo de implantação de práticas sustentáveis no condomínio, é preciso analisar e elaborar um planejamento, e isso fica a cargo do síndico e/ou administrador do condomínio.
Para tirar o planejamento do papel, é preciso informar os moradores em reunião ou assembleias para sugerir medidas, e também para escutar sugestões e críticas dos condôminos.
Essa etapa exige muita comunicação no condomínio. Após conferir e o projeto ser aprovado, procure medidas sustentáveis para começar.
Dicas para práticas sustentáveis em condomínios
Confira algumas dicas de práticas sustentáveis para o condomínio:
● Processo de coleta seletiva de lixo;
● Cisternas para a captação da água de chuva;
● Instalação de placas de captação de energia solar para aquecer a água do chuveiro;
● Jardins no condomínio;
● Torneiras com temporizador;
● Varrer a calçada e pátio;
● Lâmpadas com sensores de presença nas áreas comuns;
● Utilizar a tecnologia como softwares e aplicativos para condomínio (como, por exemplo, o Conviver App) para economizar papel;
● Horta comunitária.
E aí, gostou das nossas dicas de práticas sustentáveis para condomínios? Deixe-nos um comentário.
Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber novidades sobre gestão, normas e convívios em condomínio.