Políticas de boa vizinhança: como manter a boa convivência no condomínio?

Antigamente, era muito comum os vizinhos frequentarem a casa uns dos outros e até solicitarem empréstimos de “uma xícara de açúcar”. Contudo, o crescimento das cidades e a rotina agitada fizeram com que as pessoas se afastassem. Como consequência, muitas vezes vizinhos de apartamentos ao lado não se conhecem.

Então, o que você, síndico, pode sugerir aos condôminos para melhorar a política da boa vizinhança e promover o diálogo entre os moradores? Veja nossas dicas a seguir!

Esclareça as regras do condomínio

Elabore um documento que contenha o regimento interno do condomínio e distribua para todos os moradores. E reforce as regras sempre que possível em reuniões e nas assembleias, para esclarecer possíveis dúvidas ou reforçar algum tema que tenha provocado reclamações.
Aproveite para ressaltar a importância de respeitar os horários de mudança, normas do uso de áreas comuns e a lei do silêncio.

Convide os moradores para as assembleias

Convide os moradores do condomínio para as assembleias, reuniões e eventos do condomínio. Utilize o site ou aplicativo do condomínio para enviar convites para as assembleias com antecedência. Esses encontros são importantes para anotar sugestões ou reclamações e compartilhar ideias sobre melhorias para todos.

Procure esclarecer que a presença dos moradores é fundamental para que sejam feitas as votações relacionadas aos investimentos no condomínio. Esse também é o momento de repassar informações sobre questões jurídicas e contábeis.

Promova confraternizações

O síndico de condomínio precisa ser criativo para promover um bom relacionamento entre os moradores. Para isso, pode utilizar o site e aplicativo do condomínio para enviar e-mails com convites e agendar eventos de confraternização no salão de festas, por exemplo.

Você pode propor uma janta ou café entre todos os moradores, por exemplo. É só combinar que cada apartamento ou casa leve uma comida e bebida. Depois, todos os participantes podem compartilhar os alimentos e conversar. Essa é uma excelente oportunidade dos vizinhos se conhecerem melhor!

Divulgue os canais de comunicação

Oriente os moradores sobre os canais de comunicação disponíveis para a troca de informações entre condôminos e o síndico.

Veja nossas dicas neste artigo: Como melhorar a comunicação com moradores no condomínio?

Organize grupos de atividades

Você já pensou que um condomínio pode ser um excelente local para compartilhar conhecimento ou montar grupos de atividades? O síndico de condomínio é a pessoa certa para promover essa interação entre as pessoas.

Sendo assim, você pode sugerir a formação de grupos de caminhada, encontros para trocas de receitas e degustação de pratos, formação de equipes para a prática de vôlei ou futebol (se o condomínio possuir quadra de esporte), entre outras possibilidades.

Gostou das nossas dicas para manter a boa convivência no condomínio? Tem alguma sugestão que você aplicaria em sua gestão para uma boa política de vizinhança? Deixe-nos um comentário.

Esperamos que este artigo tenha sido útil.
Um grande abraço e até a próxima! 🙂

Pesquise no Blog

A Sibrax há 28 anos é pioneira em gestão de condomínios, por isso criamos este espaço para compartilhar informações úteis e novidades para nossos clientes e usuários.

Navegue por categoria

Escolha o plano ideal para seu condomínio!

Postagens recentes

Não perca nenhuma novidade

Assine nossa Newsletter