As assembleias são fundamentais para tomar decisões que vão trazer melhorias para o condomínio. Por isso, todo síndico se pergunta em como melhorar e aumentar a participação nas assembleias.
Ir à uma reunião em condomínio não é dos programas mais atrativos, contudo é essencial para que o condomínio caminhe de forma ágil e correta. E então, como engajar os moradores e ter uma maior participação nas assembleias? São essas e outras dúvidas que responderemos agora. Confira!
6 dicas para aumentar a participação nas assembleias do condomínio
Não existem regras para incentivar ou tornar o morador consciente da importância da sua presença em uma assembleia condominial.
Entretanto, existem dicas que podem auxiliar neste momento, melhorando e aumentar a participação nas assembleias do condomínio. Para isso, reunimos, aqui, 6 dicas práticas. Confira:
Escolha adequadamente a data e o horário
Uma das dicas mais importantes é considerar horários e datas viáveis, ou seja, que todos os condôminos possam comparecer.
Sendo assim, é aconselhável evitar vésperas de feriados, datas comemorativas e horários que estejam dentro da rotina de trabalho.
Você pode também observar e pesquisar quais horários mais tranquilos e com mais presença de moradores.
Convoque com antecedência
Esse ponto pode e deve estar aliado a data e horário! Para que haja participação nas assembleias, é necessário comunicar com antecedência, para que se tenha conhecimento e reserve o tempo correto.
Prazos e avisos são pontos de partida para garantir relações mais harmônicas e produtivas entre todos.
Defina bem a pauta da assembleia e o tempo
Para evitar desinteresse por parte dos condôminos, não defina apenas um tema para ser discutido.
É indispensável criar uma lista que mescle os assuntos sobre o condomínio e suas melhorias para serem discutidos, tais como obras e manutenções, previsões orçamentárias e normas de convivência. Além disso, se organize e defina um horário de início e término da assembleia, além de um tempo específico para cada um dos assuntos da pauta.
Mantenha o foco nas reuniões
Quando a reunião foge muito dos assuntos combinados e definidos, começa a ficar cansativa. Por isso, mantenha sempre o foco, evite assuntos externos e pessoais. Dessa maneira, a participação nas assembleias será mais bem aproveitada para ambas as partes.
Conscientize os moradores sobre sua importância
É indispensável conscientizar os moradores sobre a importância da participação nas assembleias. Essa “educação” pode ser realizada dentro das próprias assembleias, além dos editais de convocação.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é valorizando a opinião do morador, mostrando que ele é uma peça fundamental para o andamento das melhorias e decisões do condomínio.
Use a tecnologia a seu favor
Com as mudanças trazidas pela pandemia do Covid-19, foi preciso investir em novos maneiras de discutir assuntos que envolvem o condomínio e, dessa forma, passou-se a realizar assembleias virtuais. O sucesso e facilidade foi tão grande que se aplicou para os dias atuais!
As assembleias virtuais podem trazer muitos benefícios para uma gestão de condomínios e, um deles, é o aumento da participação dos moradores. Isso porque a tecnologia de uma plataforma digital permite que você realize e o condômino participe das reuniões em qualquer lugar.
Se você estava procurando uma solução para aumentar e melhorar a participação nas assembleias, acaba de encontrar! Agende uma demonstração gratuita da Conviver APP e saiba como podemos ajudar.