Conheça as diferenças nas funções de porteiro e zelador de condomínio

Como sabemos, um condomínio necessita de cuidados e, geralmente, conta com uma equipe de profissionais para garantir a eficiência do empreendimento.

Por isso, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre duas atividades essenciais no condomínio e que ainda gera muita confusão: porteiro x zelador.

A seguir, você confere as diferenças sobre cada uma dessas profissões e funções do zelador e do porteiro em um condomínio. Acompanhe conosco!

Porteiro de condomínio

Função do porteiro

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), porteiros são os profissionais que “zelam pela guarda do patrimônio e exercem a vigilância de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados”.

Por isso, os porteiros atuam nas portarias, principalmente, ao fluxo de moradores e visitantes para garantir o bem-estar dos condôminos e segurança do condomínio.

Principais atividades do porteiro

• Controlar entrada e saída de pessoas, encomendas e materiais;
• Recebimento de documentos, encomendas e correspondências dos moradores;
• Repassar ao zelador as reclamações, sugestões e elogios que chegaram na portaria;
• Executar as tarefas passadas pelo zelador e pelo síndico.

Zelador de condomínio

Função do zelador

Já os zeladores, segundo a CBO, são os profissionais que “zelam pela segurança das pessoas e do patrimônio de edifícios de apartamentos, edifícios comerciais, igrejas e outros. Atendem e controlam a movimentação de pessoas e veículos no estacionamento; recebem objetos, mercadorias, materiais, equipamentos; conduzem o elevador, realizam pequenos reparos.”

Sendo assim, o zelador é o profissional que estará responsável pela conservação do edifício bem como o estado de elevadores, áreas comuns e muito mais. O zelador é o braço direito do síndico para manter o empreendimento em pleno funcionamento.

Principais atividades do zelador

• Cuidar da conservação do empreendimento;
• Controlar os recebimentos dos pagamentos;
• Estar atento às instalações elétricas e hidráulica do condomínio;
• Ajudar o síndico com a política da boa convivência dos moradores;
• Ter um bom relacionamento com os moradores;
• Fazer cumprir e prezar pelas regras do condomínio;
• Reportar ao síndico sobre tudo o que acontecer no condomínio.

Posso terceirizar os zeladores e porteiros do condomínio?

Nos condomínios não só as funções de zelador e porteiro podem ser terceirizadas, como de síndico, limpeza, vigias, entre outros, também podem ser contratados. Então, a resposta é sim, você pode terceirizar a contratação de síndicos e porteiros para o seu edifício.

Para o síndico ou conselho do condomínio tomar essa decisão é preciso colocar essa opção em pauta e votação nas assembleias condominiais para que essa pauta seja definida e aprovada.

Existem muitas empresas de terceirização de serviços em condomínios que oferecem todos os serviços que um empreendimento precisa para o seu bom funcionamento, por isso pesquise e escolha a melhor opção para o seu condomínio.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!
Um grande abraço e até a próxima 🙂

Veja outros artigos que podem ser do seu interesse:

• 7 dicas valiosas para uma boa gestão de pequenos condomínios residenciais
• Síndico profissional x Conselho condominial: como melhorar o relacionamento?
• 5 dicas essenciais para manter a guarita do condomínio mais segura
• Quais são as funções do subsíndico no condomínio?
• Como fazer uma Assembleia Virtual no condomínio?

Pesquise no Blog

A Sibrax há 28 anos é pioneira em gestão de condomínios, por isso criamos este espaço para compartilhar informações úteis e novidades para nossos clientes e usuários.

Navegue por categoria

Escolha o plano ideal para seu condomínio!

Postagens recentes

Não perca nenhuma novidade

Assine nossa Newsletter